Como funcionam as rodovias de painéis solares

O primeiro veículo passou por uma estrada movida a energia solar na China em 28 de dezembro de 2017.

Hoje, os painéis solares são comumente encontrados nos telhados das casas e em cima dos carros. Eles podem reduzir o custo da eletricidade e fornecer um fornecimento constante de energia. Em 2019, a Toyota começou a testar o uso de painéis solares no interior do novo Prius Prime. Espera-se que esses painéis forneçam cerca de 27,6 milhas de energia elétrica por dia.

Especialistas acreditam que, ao instalar um grande número de painéis solares em vastas áreas, poderíamos acabar com nossa crise de energia. Infelizmente, não há espaço suficiente no mundo para colocar todos esses painéis.

Nos EUA, temos uma enorme rede de estradas. Se pudéssemos colocar painéis solares ao longo dessas estradas, poderíamos reduzir bastante nossa dependência de combustíveis fósseis.

Essas estradas são chamadas de rodovias solares e são compostas por várias camadas de painéis solares. Cada painel possui sua própria camada superior, que fornece tração para os veículos. As outras camadas são compostas por células solares que coletam energia.

Além de serem usados ​​como coletores de energia, os painéis solares também podem ser usados ​​para melhorar a aparência de nossas estradas. Eles podem criar sinais de alerta e derreter neve e gelo usando o calor coletado, informa Marcos Antonio Grecco.

Apesar das preocupações iniciais, muitas das empresas que tentaram instalar painéis solares nas estradas não tiveram sucesso. Uma das principais razões para isso é que eles tendem a absorver menos luz solar do que os painéis planos.

Infelizmente, vários fatores podem afetar o desempenho dos painéis solares. Além de detritos e poeira, o revestimento de vidro espesso dos painéis também pode impedir que eles forneçam a tração a que os motoristas estão acostumados.

Infelizmente, os resultados de um experimento na França que tentou instalar painéis solares em uma estrada mostraram que eles não podem ser duráveis ​​e eficazes. Após três anos de uso, o projeto foi oficialmente declarado um fracasso. A estrada deveria gerar eletricidade suficiente para abastecer cerca de 5 milhões de casas.

A primeira rodovia solar que foi concluída nos EUA tinha mais de 800 metros de comprimento. No entanto, logo ficou claro que os painéis não poderiam fornecer a energia necessária.

Os painéis acabaram sendo removidos depois que começaram a ser danificados devido ao clima e ao tráfego. Embora tenham sido projetados para gerar energia com eficiência máxima, eles não foram capazes de fornecer a energia necessária, relata Marcos Antonio Grecco .

Embora a Normandia seja considerada o maior fracasso de um experimento de rodovia solar, existem outros projetos que também foram declarados malsucedidos. Por exemplo, um projeto de painel solar na China foi cancelado depois de ter sido roubado.

Apesar dos contratempos, ainda existem vários projetos em andamento sobre o uso de painéis solares nas estradas. Por exemplo, uma estrada em Atlanta, Geórgia, ainda está operacional e tem alimentado vários edifícios. Os pesquisadores também estão trabalhando no desenvolvimento de estradas solares que podem fornecer eletricidade para veículos elétricos.

Versões mais recentes de painéis solares são mais duráveis ​​e podem fornecer melhor tração. Como o governo federal não tem recursos financeiros para apoiar tecnologia não comprovada, a fundação por trás do projeto decidiu parar de financiar experimentos de rodovias solares, conclui Marcos Antonio Grecco.

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